Assinala-se hoje, dia 5 de Outubro de 2009, o DIA MUNDIAL DO PROFESSOR, e a candidatura do PSD em Campo Maior não podia deixar de registar esta data. É uma data simbólica que tem como objectivo lembrar, e trazer para a ordem do dia, os problemas relacionados com a actividade docente de milhares de professores das nossas escolas. É uma data simbólica mas, na sua essência, faz-nos lembrar os recentes conflitos e confrontos que esta importante, e indispensável, classe profissional enfrentou devido às políticas conflituosas seguidas pelo Ministério da Educação do governo de José Sócrates.
Para o PSD, a educação e o ensino são os principais pilares da construção de uma sociedade livre, pois só através da formação e do conhecimento podemos preparar os nossos jovens para uma verdadeira sociedade democrática, assente nos valores que defendemos, tais como a solidariedade, o respeito, a honestidade e a verdade.
Assinalando esta data, a candidatura do PSD Campo Maior às eleições autárquicas vem, desta forma, realçar as suas propostas que abrangem a população mais jovem, nomeadamente no âmbito da educação.
Assim o programa sobre a educação contempla:
Rever e, se possível, melhorar a atribuição de Bolsas de Estudo, e outros apoios, aos jovens que frequentem quer o Ensino Superior, Secundário ou Profissional, e no ensino básico, atribuir os manuais escolares a todos os alunos.
Criar Bolsas de Mérito, premiando o mérito e a excelência dos estudantes campomaiorenses, nos diversos graus de ensino.
Criação do Programa Educar para a Cidadania junto das diversas escolas do concelho, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de concelho e com os professores dos vários níveis de ensino.
Melhorar o equipamento das escolas do 1º ciclo, quer ao nível do mobiliário, equipamento didáctico quer de novas tecnologias, nomeadamente o acesso à internet sem fios nas salas de aula.
É com a consciência de que são necessárias políticas mais abrangentes para que os nossos jovens estudantes, de qualquer dos graus de ensino que frequentem, que apresentamos as nossas propostas aos campomaiorenses. Mas para que isso seja possível, teremos que trabalhar em conjunto, principalmente com os professores que, para além dos alunos, e dos pais, são o factor principal de uma eficaz política de educação.
Queremos assim aproveitar este DIA MUNDIAL DO PROFESSOR para enviar um abraço fraterno a todos os professores que leccionam no nosso concelho, manifestando-lhes a nossa total disponibilidade para trabalhar em conjunto no sentido de lhes proporcionar melhores condições de trabalho, na certeza de que, assim, estamos a contribuir para uma melhor educação e formação dos nossos jovens que são, afinal, o nosso futuro, o futuro da nossa terra.
Bem hajam!
A Candidatura do PSD Campo Maior